Setembro Amarelo – Como ajudar na prevenção do suicídio

Oie! Tudo bem? Hoje eu queria abordar aqui no blog um assunto muito importante e necessário a ser abordado. Setembro, é conhecido como o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, graças a campanha Setembro Amarelo, a qual vocês podem saber um pouquinho mais clicando no banner dela no sidebar do blog.

O suicídio, para muitos, ainda é um grande tabu. No entanto, a cada ano que se passa a necessidade de se falar sobre este assunto só aumenta. Então, eu decidi abraçar um pouquinho essa campanha, fiz uma pesquisa sobre o assunto e decidi vir aqui mostrar algumas coisinhas muuuito importantes.

“Segundo dados de 2012 da OMS, no mundo, 800 mil pessoas cometem suicídio ao ano. O número de tentativas é ainda mais assustador: para cada caso de óbito, 20 outras tentativas são registradas. O Brasil é o 8º país na lista de casos: foram 11.821 casos registrados em 2012. Na faixa etária entre 15 a 29 anos, é a segunda causa de morte, ficando apenas atrás de acidentes de trânsito.”
Nessa imagem abaixo, vocês podem observar alguns dos principais fatores que fazem uma pessoa pensar em cometer suicídio. Lembrando que na maioria das vezes, o que leva uma pessoa a penar em suicídio não é apenas um fator, mas uma combinação deles.

Foto: ARTE: Soraia Piva

Quem quer se matar não avisa”. É uma frase que muitos falam por aí. No entanto, pelo menos dois terços das pessoas que tentam ou que se matam haviam comunicado de alguma maneira sua intenção para amigos, familiares ou conhecidos.

A ameaça de suicídio sempre deve ser levada a sério. Chegar a esse tipo de recurso indica que a pessoa está sofrendo e necessita de ajuda.

Como eu posso ajudar?

Tenha empatia.  Você não sabe o que a pessoa está passando, nem sentem nem metade de todos os sentimentos que estão dentro dela naquele momento. Saiba respeitar a dor do outro, sem julgar nem diminuí-la. Ouça atentamente, com calma, reserve todo o tempo que a pessoa precisar. Mostre-se preocupado. Faça para o outro o que você gostaria que fizessem para você.

Isso aqui é apenas um pouquinho da pesquisa que eu fiz. Quem quiser mais dados, ou saber um pouco mais sobre o assunto, aqui estão os links de algumas das minhas fontes:

http://www.cvv.org.br/downloads/manual_prevencao_suicidio_profissionais_saude.pdf

http://www.gazetadejoinville.com.br/portal/2017/04/25/medidas-que-podem-evitar-o-suicidio/

https://escoladainteligencia.com.br/combate-ao-suicidio/

http://www.setembroamarelo.org.br/

Se você está passando por situações difíceis e já considerou o suicídio uma possibilidade, saiba que essa nunca é a melhor opção e que você é importante sim! Eu estou com você, mesmo que a gente não se conheça tão de pertinho, eu juro que estou aqui, se você precisar conversar.

Minhas redes sociais estão todinhas aqui no blog, caso queira mandar mensagem.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. LIGUE 141

YOU’RE INTERESTING AND YOU’RE DIFFERENT AND I LIKE THAT.

 

Você pode se interessar também por

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *