Como entrar na Universidade em Portugal pelo ENEM – Coimbra

Uma das coisas que as pessoas mais me perguntam é como eu entrei na Universidade em Portugal pelo ENEM. Eu sempre explico um pouquinho e tal, mas nunca consigo explicar de uma forma completa por mensagens. Então, decidi fazer um post falando como é o processo de candidatura, as datas, como fazer a candidatura e enfim, tudinho que eu possa falar sobre esse assunto. Esse primeiro será sobre a Universidade de Coimbra, uma das principais de Portugal e a mais conhecida no Brasil.

Para se candidatar pelo ENEM para qualquer universidade de Portugal você não pode ter nacionalidade Portuguesa, não pode ser nacional de um Estado-Membro da União Europeia, e outros pré-requisitos.

Bom, então vamos lá! A primeira faculdade que eu pensei em me candidatar para Portugal foi a UC (Universidade de Coimbra). Acabou que eu fiz a candidatura para jornalismo, passei, no entanto, acabei por vir para Lisboa. A candidatura para a UC pelo ENEM é a mais fácil de todas as faculdades de Portugal. Isso porque ela foi a primeira, ou uma das primeiras, universidades de Portugal a aceitar o ENEM, então, hoje em dia o site já tem tudo bem explicadinho. Mesmo assim, eu fiz esse “esqueminha” abaixo para ficar ainda mais claro.

Quando você entra no site, logo vai ver esse “cabeçário” do site com o simbolo da UC, um pouco mais para o lado tem “Futuros Estudantes” e é lá que você vai clicar (Passo 01). Logo depois, vai aparecer uma página com 6 quadrados, você vai clicar no terceiro, que é este do passo 02 e logo após clica em no do passo número 03. Depois disso, vai abrir nessa ágina com as 02 setas e você vai clicar na primeira, que tem escrito passo 1. E então, abrirá nesta página onde você encontrará todas as informações necessárias para fazer a candidatura. Clicando em “Consulte o cronograma e faça sua inscrição” você consegue ver todas as datas para a candidatura e quais os documentos necessários (para a UC geralmente se precisa de menos documentos que para as outras universidades de Portugal).

As candidaturas da primeira fase começam amanhã, dia 27 de dezembro e vão até o dia 24 de janeiro, no entanto, como está na imagem, eles deixam claro que as datas podem mudar (provavelmente serem adiadas) de acordo com os resultados do ENEM. As vagas para segunda e terceira fase são aquelas com sobram, ou seja, as para a 2ª fase são as que sobraram da 1ª e as da 3ª são as que sobraram da 2ª. O ano letivo em Portugal começa em setembro e termina e junho/julho, por isso o ano letivo é 2018/2019.

O ano letivo na Universidade de Coimbra para estudantes brasileiros custa 7000 euros (ela é a mais cara de todas as universidades portuguesas para os brasileiros). Podem existir também outras taxas extras, como para a candidatura (quando eu fiz foi 50 euros) e para a matrícula do curso.

Nesse link aqui, tem tudo explicadinho de como se calcula a nota, tem também uma calculadora que vocÊ só tem que pôr os valores das suas notas e pronto, ela já calcula com base em qual curso você quer.

Prontinho, acho que essas são as coisas mais importantes em relação a como ingressar na Universidade de Coimbra. Se tiverem alguma dúvida, podem perguntar que eu terei prazer em responder. Eu espero que vocês tenham tido um bom Natal e desde já desejo um próspero ano novo para todos! <3

HAPPY HOLIDAYS

Você pode se interessar também por

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *